Obedecer a Deus ou a César?

  • 04/09/2024
Obedecer a Deus ou a César?
Obedecer a Deus ou a César? (Foto: Reprodução)

Todo governo neste mundo é regido por leis e autoridades humanas, a quem podemos chamar de César numa alusão à resposta de Yeshua ao questionamento sobre imposto. Há outro governo muito superior que é o do Criador e Rei do universo. Sabemos que os governos mundanos foram estabelecidos por Deus e há mandamentos claros para que nos submetamos a eles. Haverá situações, no entanto, que ambas as autoridades, espiritual e mundana, entrarão em conflito. Nesses casos, devemos obedecer a Deus ou a César?

A imagem contida em algo demonstra a quem pertence. A moeda romana mostrava que ela pertencia a César e a seu império. O homem possui a imagem de Deus e, portanto, pertence a Deus. Todo ser humano pode ser reivindicado para Deus, pois foi criado por Ele e feito à sua semelhança, mesmo que seja um feto em formação, mas cujo coração bate após receber o fôlego de Deus.

O problema começa quando se confunde o que é de quem. E a frase de extraordinária sabedoria de Yeshua pôs fim a essa confusão. Entretanto, muitos ainda oscilam entre Deus e César porque não conseguem discernir essa diferença. Ou melhor, não se decidiram a quem se entregar inteiramente. Se você se rende incondicionalmente a Deus, não sobrará nada para César, e vice-versa.

Outro motivo que impede muitos de se renderem totalmente a Deus é o medo de César. Yeshua viveu uma vida santa e pura, sujeitando-se às autoridades de seu tempo. Ele deu a César o que lhe pertencia, ao determinar a Pedro que pagasse o tributo para os dois. No entanto, confrontou essas mesmas autoridades quando foi necessário, sem temer o mal que lhe poderiam causar. Um dos problemas de insubmissão a Deus é que muitos temem os governos deste mundo mais do temem a Deus.

Submissão às autoridades

“Todos devem sujeitar-se às autoridades governamentais, pois não há autoridade que não venha de Deus; as autoridades que existem foram por ele estabelecidas” (Romanos 13:1 – NVI). Quem são essas autoridades estabelecidas por Deus? A resposta está no restante do texto que muitos ignoram, citando apenas o primeiro versículo.

“Pois os governantes não devem ser temidos, a não ser pelos que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá. Pois é serva de Deus para o seu bem. Mas se você praticar o mal, tenha medo, pois ela não porta a espada sem motivo. É serva de Deus, agente da justiça para punir quem pratica o mal. Portanto, é necessário que sejamos submissos às autoridades, não apenas por causa da possibilidade de uma punição, mas também por questão de consciência.” (Romanos 13:3-5)

Primeiro, as autoridades não devem ser motivo de temor pelos que praticam o bem. Segundo, as autoridades devem servir a Deus como seu agente para punir quem pratica o mal. E terceiro, devemos nos submeter a elas para o bem de nossa consciência diante de Deus. Qualquer ocorrência ou anomalia em um governo que contrarie isso não se trata de uma autoridade estabelecida por Deus.

Paulo deixa claro que a submissão que devemos ter é a esse tipo de autoridade. Não devemos submissão alguma a autoridade que cause temor a quem pratica o bem; que pune o bem e recompensa o mal; e que não serve a Deus buscando punir o mal, mas perseguindo quem pratica o bem. Ninguém em sã consciência afirmaria que Hitler e Stálin, que assassinaram dezenas de milhões de pessoas, foram autoridades estabelecidas por Deus.

Entenda-se por bem o que a Palavra de Deus chama de bem, ou seja, a obediência aos mandamentos dados por Deus e não o que qualquer pessoa entenda por bem, seja ela quem for. Assim como deve-se entender por mal aquilo que é definido por mal em sua Palavra, ou o que a Bíblia chama de pecado. Bem e mal não são relativos, mas absolutos e estão corretamente definidos nas Escrituras.

Autoridade suprema

Em suas últimas palavras nos Evangelhos, antes de ascender ao Pai, Yeshua disse a seus discípulos: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei” (Mateus 28:18-20 - NVI). Aqui Ele deixa nítido que toda a autoridade lhe pertence, quer no céu quer na Terra, e nos dá uma missão. Não precisamos de autorização de nenhum governo deste mundo para executar sua vontade.

Quando qualquer autoridade entra em conflito com a lei de Deus, ela deve ser confrontada. O caso mais emblemático está em Atos 5:28-29, quando o sumo sacerdote instou com os discípulos para que não ensinassem no nome de Yeshua, ao que Pedro e os demais apóstolos responderam: “É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens!”. Essa resposta define a questão primordial do dilema entre obedecer a Deus ou a César. Mediante qualquer conflito entre as ordens de Deus e César, isso resolve qualquer impasse.

Veja que não se trata de um caso de desobediência civil generalizada, mas apenas naquilo que se refere a questões impostas por autoridades que se oponham diretamente às leis de Deus. Pedro disse isso abertamente às autoridades de seu tempo, a quem devia submissão e acabou preso por desacatá-las. Ele sofreu o dano, mas permaneceu fiel. O que ocorre em seguida? O Senhor envia um anjo para libertá-lo da prisão milagrosamente. Os discípulos não cessaram de pregar as Boas Novas um só dia, em claro desafio ao sumo sacerdote que era o representante de Deus para os judeus. Contudo, sua autoridade estava corrompida. Quando deu uma ordem explícita contrária à autoridade suprema, Pedro se opôs imediatamente e com coragem, sem medo das consequências. 

Nessa mesma linha, devemos nos submeter a um governo que ataque deliberadamente o Evangelho ou persiga a igreja, como ocorre em diversos governos pelo mundo? As Escrituras deixam claro que não somos obrigados a ter nenhum compromisso com um governo assim. É uma questão de saber quem realmente tem o poder e a quem devemos lealdade. Obedecer a Deus ou a César é uma questão de fé. Ademais, se Pedro estivesse em rebeldia contra Deus e sua Palavra, Ele jamais teria enviado um anjo para libertá-lo da prisão.

Temor e obediência

Voltando a Romanos 13, o tipo de governo a que Paulo se refere é aquele que espelha a autoridade de Deus, quando se torna um instrumento para punir o mal e promover o bem. Quando algum governo age em afronta aos mandamentos divinos, não temos nenhuma obrigação em obedecê-lo, pois nossa fidelidade é para com o Rei dos reis a quem pertence toda autoridade e poder. Sob a desculpa de estarem se “submetendo às autoridades”, usando uma interpretação errônea de Romanos 13, muitos cristãos na Alemanha nazista participaram da perseguição aos judeus, entregando-os ou delatando-os ao governo. Logo, foram cúmplices de seus crimes.

Aquele a quem tememos definirá nossa obediência incondicional. Quando houver conflito de ordens e leis, obedecer a Deus ou a César definirá nossos passos, guiará nossos pensamentos e ações, assim como nossa adoração. Aquele que teme a Deus e se prostra diante dele, não teme nem se prostra diante de César, nem diante de ninguém. E, ainda que seja lançado na prisão, não será desamparado pelo Deus Fiel e Justo.

Para saber mais, acesse: https://www.aoliveiranatural.com.br/2024/08/28/obedecer-a-deus-ou-a-cesar/

 

Getúlio Cidade é escritor, tradutor e hebraísta, autor do livro A Oliveira Natural: As Raízes Judaicas do Cristianismo e do blog www.aoliveiranatural.com.br.

* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

Leia o artigo anterior: A inteligência artificial e a imagem do Anticristo

 

FONTE: http://guiame.com.br/colunistas/getulio-cidade/obedecer-deus-ou-cesar.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes